O DIAGNOSTICO
O diagnóstico requer inicialmente um questionamento médico sobre a ataxia, como:
- Quando os sintomas começaram?
- Os movimentos descoordenados ocorrem toda hora ou vão e voltam?
- Está se agravando?
- Quais medicamentos está tomando?
- Faz consumo de álcool?
- Utiliza drogas recreacionais?
- Foi exposto a algo que pode ter provocado intoxicação?
- Quais outros sintomas apresenta? Por exemplo: -Fraqueza ou paralisia
- Dormência, formigamento ou perda da sensibilidade
- Confusão mental ou desorientação
- Convulsões
Uma parte muito importante da avaliação médica é o exame neurológico.
Geralmente pelo exame neurológico o médico pode determinar se a ataxia é causada por um problema no cerebelo, suas vias associadas, ou por outras partes do sistema nervoso. Um cuidadoso exame físico geral e neurológico pode também determinar se outras partes do sistema nervoso estão comprometidas e se alguma enfermidade pode estar causando a ataxia. Pode ser útil para o neurologista também o exame de outras pessoas da família.
A análise de sangue e as radiografias podem ser muito úteis no diagnóstico das condições médicas e neurológicas que podem causar a ataxia, ou em relacionar suas possíveis causas, assim como a imagem do cérebro e/ou medula espinhal por tomografia computadorizada ou ressonância magnética, e (dependendo dos sintomas) avaliação de câncer, esclerose múltipla ou neuropatia periférica.
O exame físico consistirá em um exame completo do sistema nervoso e muscular, prestando muita atenção no andar, equilíbrio e coordenação para onde apontam os dedos das mãos e dos pés. Será pedido que o paciente fique de pé, com os pés juntos e os olhos fechados. Este procedimento é chamado de teste de Romberg. Se o paciente perder o equilíbrio, é um sinal de que a noção de posição foi perdida e o teste é considerado positivo
O neurologista é o médico especializado no diagnóstico e tratamento de doenças no cérebro e sistema nervoso.
Comentários
Postar um comentário